ChatGPT dá mais controlo sobre recolha de conversas em segundo plano

ChatGPT dá mais controlo sobre recolha de conversas em segundo plano

Existem muitos que acreditam que as apps que temos instalado nos dispositivos móveis podem ficar em segundo plano a recolher o que é dito pelos utilizadores, como forma de usar essa informação para fins de publicidade direcionada.

Embora nem sempre isso seja verdade, no caso da OpenAI, agora a empresa parece ter criado uma funcionalidade que vai fazer isso mesmo – embora não inteiramente para publicidade, mas sim para usar o modelo de IA da empresa.

A funcionalidade de usar a voz com o ChatGPT era algo que funcionava como se fosse uma chamada telefónica. Quando se iniciava, mesmo que os utilizadores saíssem da app, a conversa mantinha-se ativa.

A nova versão do ChatGPT para Android conta com uma nova opção que permite, caso os utilizadores pretendam, manter ou não a app ativa em segundo plano. Com isto, os utilizadores podem rapidamente ativar o ChatGPT para colocarem as suas questões, usando comandos de voz diretos.

Esta funcionalidade era algo que já se poderia usar no ChatGPT, quando se iniciava uma conversa de voz com o sistema. Com o mesmo, quando os utilizadores saiam da app, esta mantinha-se em segundo plano até que a “conversa” fosse terminada.

Agora, os utilizadores podem controlar se pretendem ou não que a recolha seja feita em segundo plano, sendo que caso seja desativado, ao sair da app durante uma conversa de voz, esta termina automaticamente.

A ideia será fornecer mais controlo aos utilizadores sobre as funcionalidades oferecidas ao ChatGPT, e também do que se pretenda usar com a aplicação. Obviamente, a recolha da voz era usada apenas para responder a questões diretamente pelo ChatGPT, e não para fins de publicidade, mas ainda assim será uma configuração que quem pretenda mais privacidade agora pode desativar, e para também evitar que a app fique inadvertidamente em segunda plano ativa.

A nova versão da app do ChatGPT já se encontra disponível para Android e iOS, sendo que pode ser descarregada nas respetivas lojas de aplicações para cada sistema.