Chrome testa carteira e API para guardar documentos de identificação
A Google encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o Chrome, que pode ajudar os websites a validarem a identidade dos utilizadores. A nova API, apelidada de “Digital Credential API” pode ajudar os websites a verificarem a identidade dos utilizadores que acedem aos mesmos.
De acordo com a documentação da empresa, esta API permite que o Chrome mantenha de forma segura os dados de identificação dos utilizadores, entre os quais passaportes, cartões de identificação, cartas de condução e outros documentos legalmente aceites.
Estando os mesmos integrados no navegador, os websites que requeiram os mesmos podem depois aceder rapidamente a essa informação para validar a identidade dos utilizadores. Este sistema poderia ser usado por plataformas bancárias ou de transações financeiras como forma de comprovar a identidade dos utilizadores.
Outro exemplo encontra-se em infraestruturas do governo e de entidades públicas, que normalmente contam com sistemas dedicados para esta tarefa, mas poderiam assim ter uma forma mais simples e rápida para validar a identidade.
Basicamente, a API iria criar uma carteira virtual no navegador, salvaguardada pelo mesmo, onde se encontrariam os documentos legais dos utilizadores. Esta carteira poderia depois ser usada para validação dos dados em sistemas e sites que usem a API.
A funcionalidade pode ter também vantagens a nível da segurança, visto que os utilizadores deixariam de enviar os dados diretamente para as plataformas e poderiam manter os mesmos seguros apenas no navegador, com permissões limitadas a que cada plataforma poderia aceder.
De momento ainda se desconhece quando a funcionalidade irá ficar disponível, mas a Google encontra-se a testar a mesma para eventualmente começar os testes mais alargados.