Copilot GPT Builder é oficialmente descontinuado pela Microsoft três meses depois de lançamento
O Copilot GPT Builder era uma funcionalidade que a Microsoft apresentou como parte do Copilot Pro, que permitia aos utilizadores criarem rapidamente GPTs personalizados para serem usados com o Copilot.
A funcionalidade encontrava-se disponível para quem tinha uma subscrição do Copilot Pro, mas menos de três meses depois do lançamento, a empresa agora confirma que vai descontinuar a mesma.
Num email enviado para alguns dos clientes com contas ativas do Copilot GPT Builder, a Microsoft confirmou que vai começar a descontinuar a funcionalidade. Segundo a empresa, esta medida vai permitir que a equipa da Microsoft possa focar-se em desenvolver novas funcionalidades para o Copilot Pro.
A plataforma encontra-se programada de deixar de se encontrar disponível a 10 de Julho, altura em que os GPTs personalizados também deixarão de se encontrar disponíveis para os utilizadores finais.
De notar que a medida vai impedir não apenas a criação de novos GPTs personalizados, mas também de usar os que foram criados e podem ter sido partilhados pelos utilizadores.
Embora a Microsoft não tenha revelado detalhes concretos sobre o motivo para esta descontinuação, uma das possibilidades encontra-se no facto de a plataforma não ter um volume elevado de utilizadores que compense manter a mesma ativa.
Mesmo tendo apenas três meses, muitas das funcionalidades que foram prometidas para o Copilot GPT Builder também não foram inteiramente disponibilizadas para os utilizadores finais, o que pode ter limitado ainda mais o numero de utilizadores na mesma.