Elon Musk pretende arquivar caso em tribunal contra a OpenAI
Elon Musk tem vindo a travar uma batalha legal contra a OpenAI, em parte devido ao ChatGPT da empresa. No entanto, parece que Musk terá agora desistido dessa ideia.
Recentemente, os advogados de Musk pediram que o processo do mesmo contra a OpenAI fosse arquivado. O caso foi apresentado originalmente em Fevereiro de 2024, quando Musk acusou a OpenAI de violar os seus acordos, e de ir contra os planos originais de ser uma entidade sem fins lucrativos.
Na altura, o caso foi visto por vários analistas como não tendo muito futuro, e apenas seria mais uma campanha contra a OpenAI por parte de Musk – que foi, em tempos, um dos investidores iniciais da empresa, antes desta ser sequer conhecida, mas que saiu antes da “era da IA”.
Os analistas apontavam que o caso de Musk contra a OpenAI não faria sentido, o que pode agora justificar o motivo dos advogados do mesmo estarem a pedir para que o caso seja arquivado.
O processo acusava a OpenAI de violar os acordos iniciais, e de ir contra a ideia original da mesma em manter-se uma empresa sem fins lucrativos. Esta medida teria sido alterada depois da OpenAI ter recebido investimentos da Microsoft, e que eventualmente viria a ser uma das maiores apostas na história, com o valor da empresa a aumentar consideravelmente derivado dos avanços da IA.
De momento ainda se desconhece qual a resposta da OpenAI sobre o caso e do tribunal associado.
De notar que Musk, ainda de forma recente, veio criticar a Apple pela sua integração do ChatGPT na Siri, ao que o mesmo apelida ser uma violação de privacidade, onde a OpenAI teria acesso aos dados dos utilizadores dos sistemas da Apple. No entanto, Musk usou a sua conta pessoal na X para publicar informação enganadora sobre como este sistema funciona, possivelmente por desconhecimento do mesmo – e apesar de ter sido retificado pelo próprio sistema de Notas comunitárias da X, o mesmo continuou as acusações contra a Apple sobre a medida.