Estudante detido depois de usar em exame dispositivo de IA feito em casa
As ferramentas de IA que têm vindo a surgir no mercado permitem novas e interessantes formas de pensar para os mais variados fins. E alguns estudantes encontram-se a usar as mesmas para tentar “enganar o sistema”.
De acordo com a agência Reuters, um grupo de estudantes na Turquia terá recentemente criado um sistema bastante engenhoso para tentar copiar num exame, usando para tal um dispositivo de IA que foi “fabricado em casa”.
A fonte afirma que o estudante foi identificado durante a prova, por estar a apresentar um comportamento suspeito. Viria então a descobrir-se que o mesmo estava a usar um dispositivo de IA, que teria feito em casa, para ler as perguntas e ouvir as respostas das mesmas de forma direta.
O dispositivo consistia numa pequena câmara, ligada no botão da camisa, que era usada para “ler” as perguntas do exame, e enviar as mesmas para um pequeno router que o mesmo tinha na sola do sapato – que depois enviava essa informação para sistemas como o ChatGPT.
A respostas era depois obtida através de um fone de ouvir, que se encontrava na roupa do estudante.
O caso terá ganho mais atenção tendo em conta que o estudante foi detido pelas autoridades, e encontra-se a aguardar julgamento.