Falta de RAM no iPhone pode limitar recursos de IA
Faltam apenas algumas horas para iniciar um dos eventos mais aguardados dos últimos tempos da Apple, a WWDC. Este evento vai ser focado para várias novidades da empresa, mas uma delas será sem duvida a integração de mais IA no iOS 18.
No entanto, de acordo com o analista Ming-Chi Kuo, embora a empresa venha a focar-se fortemente em IA durante o evento, e sobretudo para o iPhone 16, espera-se que muitas das funcionalidades venham a ser voltadas ainda para a cloud.
A Apple pretende integrar as suas funcionalidades de IA num formato privado, passando pela realização de várias tarefas em formato “local”, diretamente do dispositivo. No entanto, para o analista, isto pode ser limitado pelo facto que os dispositivos da empresa não possuem RAM suficiente para tal atividade. Esta limitação pode obrigar a que uma grande maioria dos recursos de IA ainda necessitem de passar pela cloud da Apple primeiro.
Além disso, o analista aponta ainda que as funcionalidades de IA da Apple podem ser limitadas durante o lançamento, devido à necessidade de treino da empresa para os seus modelos. Pode ainda demorar algum tempo para que as mesmas venham a ter capacidade de evoluir de forma considerável.
A Apple sempre foi modesta a nível da RAM que integra nos seus dispositivos, e isso pode ter agora impacto na sua capacidade de realizar tarefas diretamente nos mesmos. Com isto, pelo menos na geração atual de dispositivos, a empresa pode ainda ter de recorrer várias vezes aos sistemas cloud para realizar o processamento de dados de IA, deixando de lado algumas funcionalidades que poderiam correr de forma local.
No entanto, isto também pode indicar que, em futuras versões do iPhone, é possível que a Apple venha a aumentar a RAM disponível para ter em conta o processamento de dados voltados para IA.