Google pretende criar chatbots de IA baseados em celebridades
Parece que os chatbots encontram-se a ganhar alguma popularidade, desta vez usando IA como forma de incentivar e melhorar os mesmos.
Aparentemente a Google encontra-se também a estudar a criação de chatbots que podem ter personalidades diferentes, associadas com algumas personalidades reconhecidas de vários ramos. A ideia é algo que a Meta já tinha começado a desenvolver, e agora a Google pretende adotar também para o seu modelo do Gemini.
Segundo o portal The Information, a Google encontra-se a desenvolver um novo chatbot, baseado no modelo do Gemini, que iria ser capaz de simular celebridades ou personagens fictícias. A mesma fonte aponta ainda que a Google encontra-se a tentar obter permissões de algumas celebridades para criar os chatbots neste formato.
A ideia seria ter um chatbot criado com IA, que seria capaz de replicar as celebridades ou personalidades em várias situações. A Google pretende usar esta tecnologia para demonstrar as capacidades de IA generativa do Gemini, e como estas tecnologias podem ajudar a cativar novos clientes para as empresas.
Caso se venha a confirmar, a Google vai assim competir com a Meta, que em Setembro do ano passado revelou a criação de algo similar, com parcerias com nomes como Paris Hilton, Snoop Dogg, e Tom Brady, criando chatbots que poderiam ser usados nas diferentes plataformas da empresa e usando o modelo de IA da mesma.
Por fim, existem ainda rumores que a Google estaria a desenvolver um sistema capaz de permitir a qualquer um criar um chatbot de si mesmo. A ideia seria usar esta funcionalidade para criadores de conteúdos e outros utilizadores que pretendam ter uma versão “virtual” de si mesmos para a comunidade.
Obviamente, ainda não existem detalhes de quando estas novidades irão ficar disponíveis para os utilizadores finais.