Google Tradutor agora vai incluir o Português de Portugal e 110 novos idiomas
A Google confirmou que vai incluir algumas novidades no seu sistema do Google Tradutor, entre as quais se encontram o suporte a mais 110 idiomas, incluindo o português de Portugal.
A empresa tinha introduzido em 2022 uma nova funcionalidade do Google Tradutor, onde 24 novos idiomas começaram a usar a Tradução Automática Zero-Shot, onde um modelo de aprendizagem de máquina aprende a traduzir para outro idioma sem nunca ver um exemplo.
Foi ainda lançada a iniciativa 1.000 Línguas, um compromisso para construir modelos de IA que vão oferecer suporte aos 1.000 idiomas mais falados no mundo. E agora, a empresa junta algumas novidades graças à IA, onde se inclui o suporte para mais idiomas graças ao modelo PaLM 2.
Com esta novidade, a empresa agora revela que a plataforma vai suportar 110 novos idiomas, entre os quais se encontra a capacidade de fazer a distinção entre Português do Brasil e Português de Portugal.
Segundo a empresa, “estas novas línguas representam mais de 614 milhões de falantes, permitindo traduções para cerca de 8% da população mundial. Algumas são línguas importantes do mundo, com mais de 100 milhões de falantes. Outros são falados por pequenas comunidades de povos indígenas e alguns quase não têm falantes nativos mas esforços ativos de revitalização. Cerca de um quarto das novas línguas são de África e representam a nossa maior expansão de línguas africanas até à data, incluindo Fon, Kikongo, Luo, Ga, Swati, Venda e Wolof.”
A empresa sublinha ainda que “o PaLM 2 foi uma peça-chave neste puzzle, ajudando o Tradutor a aprender com mais eficiência idiomas intimamente relacionados entre si, incluindo idiomas próximos do hindi, como Awadhi e Marwadi, e os crioulos franceses, como o crioulo das Seicheles e o crioulo das Maurícias. À medida que a tecnologia avança e continuamos a fazer parcerias com linguistas especializados e falantes nativos, apoiaremos, ao longo do tempo, ainda mais variedades linguísticas e convenções ortográficas.”
Estas novidades podem já ser verificadas no site do Google Tradutor, ou diretamente nas aplicações para Android e iOS.