HarmonyOS Next deve deixar de lado código criado nos EUA

HarmonyOS Next deve deixar de lado código criado nos EUA

A Huawei tem vindo a distanciar-se de usar serviços e plataformas de fora da China, local onde a sede da empresa se encontra. Esta medida começou a ser aplicada depois da empresa ter sido sancionada pelos EUA, o que também teve impacto nas vendas da mesma a nível internacional.

Desde então, a Huawei focou-se fortemente em desenvolver o seu próprio ecossistema, e entre as novidades encontra-se o sistema operativo HarmonyOS. A próxima versão do sistema, conhecida como HarmonyOS Next, deve separar-se completamente do Android, marcando um novo passo para o sistema operativo e a Huawei como um todo.

Tendo em conta esta medida, os rumores apontam que o HarmonyOS Next pode remover todo o código fonte que seja originário dos EUA ou de fontes nos EUA. Ou seja, este sistema poderia deixar de lado todas as referências a código que tenha sido criado nos EUA, tanto a nível do Android como até mesmo da base do Linux.

A fonte indica que o sistema deverá ser considerado um sistema operativo independente, que foi desenvolvido inteiramente na china para uso em dispositivos da Huawei.

De notar que o HarmonyOS já se encontra disponível em milhares de dispositivos na China, mas infelizmente não está diretamente acessível para outros países, tendo em conta as limitações impostas à empresa.

De relembrar que o HarmonyOS Next deve também deixar de lado a capacidade dos utilizadores usarem aplicações criadas para Android, tendo em conta que será considerado um sistema inteiramente diferente. Esta medida não deve afetar os utilizadores na China, que já não possuem acesso a uma grande parte das aplicações para Android, visto a Play Store não se encontrar disponível na região.

Ao mesmo tempo, a Huawei deve começar a investir ainda mais para criar o seu próprio ecossistema, dentro do HarmonyOS Next, que deverá envolver diferentes dispositivos – e não apenas smartphones. A ideia da empresa será ter a sua própria plataforma totalmente independente de outras fontes, e sem influência por entidades ou países externos.