IA da Apple pode ser apelidada de “Apple Intelligence”

IA da Apple pode ser apelidada de “Apple Intelligence”

Faltam apenas alguns dias para o evento WWDC deste ano da Apple, onde se espera que, por entre as novidades, encontrem-se melhorias focadas no uso de Inteligência Artificial.

Embora se conheçam alguns detalhes do que poderemos vir a encontrar no evento, o analista Mark Gurman veio agora deixar novos detalhes sobre o sistema de IA da Apple. Ao que parece, a empresa encontra-se a planear apelidar o sistema de “Apple Intelligence” – ou seja, AI do inglês de Inteligência Artificial.

Embora este seja o primeiro passo da Apple no mundo da IA, o analista aponta que as novas funcionalidades a serem usadas pela empresa ainda se encontram longe do que é aplicado em outras entidades. Ou seja, a forma como a IA generativa vai ser usada será bastante mais limitada do que a que se aplica noutras plataformas.

Invés disso, a Apple pretende focar-se em criar funcionalidades focadas para os utilizadores usarem nos seus dispositivos e dentro do ecossistema da Apple. Por exemplo, usar a IA para melhorar a capacidade da Siri em responder a certas informações de forma mais personalizada.

A Apple Intelligence irá usar uma combinação dos modelos da própria Apple, com a tecnologia da OpenAI, a mesma que se encontra no ChatGPT. Esta medida surge da parceria feita entre as duas plataformas.

Além disso, muitas das funcionalidades de IA serão voltadas para uso local, portanto será também um foco da empresa para garantir privacidade dos dados, enviando o mínimo de informação possível para os servidores da Apple.

Usando a Apple Intelligence, a empresa espera ainda que a Siri tenha mais capacidades de interagir diretamente com as aplicações do sistema, realizando ainda mais ações. É possível que a empresa venha ainda a permitir que terceiros possam usar a API da Siri para criar comandos personalizados nas suas apps.

Ainda devem existir funcionalidades focadas em usar a IA de forma mais abrangente, como para criar emojis personalizados para usar no iMessage, e com novas ferramentas de edição de fotos e vídeos.