IA pode brevemente ajudar a traduzir o ladrar dos cães
A Inteligência Artificial tem vindo a evoluir consideravelmente nos últimos meses, e existem várias formas como esta pode ser usada no dia a dia. Brevemente, uma das possíveis utilizações será para identificar o que os nossos cães “dizem”.
Um grupo de cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, revelaram ter criado modelos de IA que podem ser capazes de converter o ladrar do cão em linguagem vulgar, o que permitiria analisar quais as necessidades do animal.
Segundo os investigadores, um dos principais contratempos encontra-se na recolha de dados para treino dos modelos de IA. Embora existam várias formas de treinar a IA para dados de humanos, o mesmo não se pode dizer acerca de cães.
É consideravelmente mais difícil de recolher dados para o treino de modelos de IA usando o latir dos cães, e de analisar os padrões para interpretar as diferentes necessidades com base no que se sabe para cada situação.
Os investigadores usaram um modelo com vocalizações de 74 cães de diferentes raças, passando os mesmos por um modelo de IA conhecido como “Wav2Vec2”. Usando este modelo, os investigadores conseguiram adaptar o mesmo para identificar corretamente a raça, sexo e idade de diferentes animais. A ideia passa agora por criar um sistema que permite traduzir os diferentes latidos em contextos específicos.
Por exemplo, os investigadores pretendem usar este modelo para identificar quando o animal se encontra feliz, ou quando se encontra a pedir carinho ou comida. A ideia será usar a IA e este modelo para reconhecer os diferentes formatos de ladrar, e fornecer essa indicação aos utilizadores.
Para já o conceito ainda se encontra longe de ser algo disponível para todos.