iOS 18 vai permitir esconder e bloquear aplicações individuais
A Apple começou a WWDC revelando algumas novidades para o iOS 18 a nível da personalização, mas também surge como foco uma novidade focada para segurança.
A nova versão do sistema da Apple vai contar com uma nova funcionalidade, onde os utilizadores podem rapidamente esconder e bloquear o acesso a determinadas apps do sistema.
Esta nova função permite que, para apps com conteúdos sensíveis, os utilizadores possam bloquear o acesso com uma camada adicional de segurança, onde apenas se poderá aceder às mesmas depois de validar a identidade – via Face ID, Touch ID ou passcode.
Quando uma app é bloqueada, esta deixa de surgir diretamente no sistema, e até mesmo na pesquisa. As notificações e outras informações da mesma são também ocultadas.
Apenas quando a app é desbloqueada é que os utilizadores terão acesso a essa informação. As apps bloqueadas irão surgir numa nova pasta dedicada, onde se encontram todos os conteúdos ocultos das mesmas.
Esta novidade vai fazer parte das novidades que se esperam para o iOS 18, e será certamente uma forma de melhorar a segurança do sistema e prevenir acessos indevidos a apps no mesmo.