LastPass confirma falha que impediu acesso a dados por mais de 12 horas
A LastPass, conhecido gestor de senhas, esteve recentemente inacessível para vários utilizadores durante algumas horas, impedindo os mesmos de acederem aos dados guardados nas suas contas na plataforma.
Agora, a empresa veio confirmar mais detalhes sobre o sucedido. De acordo com o comunicado da mesma, durante quase 12 horas, a plataforma esteve inacessível derivado de uma incorreta atualização lançada para a extensão do Chrome.
Os utilizadores começaram a verificar o problema durante o dia de ontem, quando ao se tentar aceder ao cofre da LastPass, era apenas apresentada uma página de erro 404, normalmente associada com o facto da página não existir.
Vários utilizadores rapidamente começaram a expressar as suas preocupações e frustrações contra a empresa, a nível das redes sociais, e ainda mais depois de todos os problemas que a LastPass tem vindo a enfrentar nos últimos meses.
Os utilizadores indicavam que, até mesmo quando se tentava o formato de acesso offline, era impossível de aceder aos cofres para obter os dados de login guardados nos mesmos. Obviamente, isto é algo bastante preocupante para a maioria, que podem ficar impedidos de aceder a todas as suas contas digitais.
Um utilizador no Reddit afirma considerar preocupante que uma plataforma como o LastPass não tenha forma de permitir o acesso aos dados em caso de problemas, e que este terá sido um dos motivos para começar a procurar alternativas.
Agora, mais detalhes sobre o problema foram finalmente revelados. Na página de status da LastPass, a equipa da plataforma confirmou que os erros encontram-se associados com uma incorreta atualização lançada para a extensão do Google Chrome, que pode ter impedido o correto login na plataforma.
O problema esteve ativo durante mais de 12 horas, antes da LastPass começar a enviar a atualização com as correções. No entanto, pode ainda ter demorado mais tempo para chegar a todos os utilizadores – tendo em conta que as atualizações de extensões são feitas de forma gradual, e pode demorar até dias a chegar a todos os utilizadores.
A piorar a situação, este problema parece ter causado uma sobrecarga a nível dos próprios sistemas da empresa, que começaram a receber milhares de pedidos, que praticamente levaram a que fosse feito um ataque DDoS contra o site da plataforma, causando ainda mais atrasos até para quem tinha recebido as correções.
Embora a situação esteja consideravelmente mais controlada de momento, este é apenas mais um conjunto de problemas que tem vindo a afetar a LastPass nos últimos meses. Muitos utilizadores encontram-se a perder a confiança nesta plataforma, ainda mais tendo em conta que gere dados consideravelmente sensíveis como senhas, sendo que muitos optam por procurar alternativas mais fiáveis.