Maior plataforma de vídeos no Japão passa por reconstrução depois de ciberataque

Maior plataforma de vídeos no Japão passa por reconstrução depois de ciberataque

Nos últimos quatro dias, um dos maiores sites de partilha de vídeos no Japão tem estado inacessível, que agora se sabe ter sido derivado de um ataque em larga escala contra a entidade do mesmo.

A Kadokawa, entidade responsável pela plataforma de vídeos Niconico, confirmou ter sido vítima de um ciberataque, que começou a ser identificado no dia 8 de Junho. O ataque terá causado com que praticamente todos os serviços da entidade ficassem inacessíveis.

Segundo o comunicado da empresa, derivado do ataque, esta foi forçada a encerrar os servidores associados com a plataforma, para prevenir a possível perda de dados ou danos maiores. Numa mensagem publicada no site agora temporário da entidade, é referido que a entidade encontra-se a trabalhar para restabelecer a normalidade – embora não tenham sido deixados mais detalhes sobre o caso.

Algumas fontes apontam que o ataque terá causado danos consideráveis na infraestrutura da plataforma, que se encontra atualmente a ser reconstruída de “raiz”. Algumas fontes apontam que a empresa encontra-se a restruturar toda a infraestrutura do site, de forma a colocar novamente os conteúdos acessíveis para os utilizadores.

Não se conhecem detalhes sobre o género de ataque sofrido, mas tendo em conta que pode estar em vista uma restruturação completa da infraestrutura, parece que terá afetado pontos chaves da mesma.

O Niconico é bastante similar ao Youtube, embora focado para o publico no japão. É considerado o segundo maior site de partilha de vídeos na região.