Meta pretende apelar a jovens adultos no Facebook

Meta pretende apelar a jovens adultos no Facebook

O Facebook está longe de ser uma nova plataforma na Internet, sendo que possui quase 20 anos de existência. No entanto, o público continua a ser focado para uma faixa etária específica, que tem vindo também a ser um problema para a plataforma.

Possivelmente, para a maioria dos utilizadores, o Facebook não é diretamente associado com “jovens adultos”, mas parece que a Meta pretende que este seja (novamente) o público alvo da mesma.

De acordo com uma atualização deixada pela Meta, a empresa pretender estruturar o Facebook de forma a apelar mais para os utilizadores dentro da categoria de “jovens adultos”.

A empresa refere que o Facebook vai continuar a ser uma plataforma focada “para todos”, mas irá começar a ser construída para adaptar-se para um conjunto de utilizadores específicos, mais concretamente para jovens adultos.

Esta medida não é inteiramente nova. Na realidade, a Meta tem vindo a tentar incentivar o uso do Facebook dentro desta categoria de utilizadores faz anos. Mark Zuckerberg já tinha referido no passado que pretende tornar o Facebook um ponto central para esta categoria de utilizadores.

A ideia surge depois da imagem da plataforma ser mais associada com utilizadores de idade mais avançada, algo que acaba por ir fora dos planos da Meta.

A empresa sublinha ainda que a IA tem vindo a ajudar os utilizadores a interagirem mais entre si, e a criarem mais conteúdo para a plataforma. Os Reels são agora um foco central da mesma, e o seu sistema de recomendações foi fortemente melhorado com a IA.

É ainda referido que a partilha privada de vídeos entre utilizadores também se encontra a aumentar, e espera-se que venha a ser melhorada para o futuro com novas funcionalidades previstas pela Meta.

Curiosamente, a Meta deixou de lado qualquer referência ao metaverso, que em tempos passou a ser o foco principal da mesma, com Zuckerberg a referir que iria ser o futuro da plataforma – tanto que a empresa alterou completamente o nome. No entanto, na mais recente mensagem para a comunidade, Zuckerberg afirma que a IA pode vir a ajudar a explorar novos produtos para o serviço.