Meta Quest original vai perder suporte da empresa em Agosto
Logo na altura em que a Meta começou a apostar na nova linha do Meta Quest, a empresa lançou o seu primeiro dispositivo como rampa de lançamento. O Meta Quest original foi bastante apreciado pela comunidade na altura em que foi revelado.
No entanto, para quem ainda tenham o mesmo, surgem agora algumas mudanças. Isto porque a Meta confirmou que o Meta Quest vai ser inteiramente descontinuado a partir de 31 de Agosto.
A partir desta data, o dispositivo vai deixar de receber novas atualizações de segurança ou correções em geral. O dispositivo já tinha deixado de receber novidades em Janeiro de 2023, sendo que também as apps VR disponíveis na plataforma da empresa deixaram de se focar para este dispositivo.
No entanto, com a nova medida, o suporte por completo ao Meta Quest original vai ser deixado de lado. Segundo o email enviado pela empresa aos clientes com o dispositivo, estes ainda poderão descarregar novas apps e continuar a utilizar as existentes durante o período de tempo que continuarem a ser suportadas pelos seus criadores.
No entanto, a Meta vai deixar de oficialmente suportar este modelo, tanto a nível de atualizações como de suporte técnico. Isto pode deixar o dispositivo aberto para possíveis falhas de segurança, que a empresa alerta poderem comprometer dados pessoais.
Esta medida não é de todo inesperada, tendo em conta que o Meta Quest foi lançado em 2018. O mesmo deixou de ser produzido em Setembro de 2020, e desde então, a descontinuação completa era algo que a comunidade antecipava.
Para quem pretende algo novo da linha, existem modelos mais recentes, e os rumores também apontam que a Meta pode estar a trabalhar num novo dispositivo de realidade virtual, mais barato, para chegar ainda durante 2024 ao mercado. No entanto, nada oficial foi para já confirmado.