Nvidia é agora mais valiosa que a Apple com 3.01 biliões de dólares
Com o aumento do interesse nas tecnologias de Inteligência Artificial, a Nvidia parece ter sido uma das principais beneficiadas. Tanto que a empresa encontra-se agora como a segunda empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando mesmo a Apple.
Durante esta semana, a Nvidia passou a ficar avaliada em quase 3.01 biliões de dólares, ultrapassando assim o valor da Apple, que atualmente encontra-se em 3 biliões de dólares. Cada ação da Nvidia encontra-se agora nos 1029 euros.
A empresa encontra-se cada vez mais perto de atingir o valor da Microsoft, que atualmente lidera a tabela, com uma avaliação de quase 3.15 biliões de dólares.
Em parte, o crescimento da Nvidia deve-se ao seu foco em novas tecnologias de IA, e aos lançamentos focados para essa tecnologia. A empresa tem vindo a revelar vários novos chips, que se encontram atualmente a ser usados para o treino de modelos de IA em larga escala. O Tensor Core GPU H100 é um dos claros exemplos disso, sendo agora a escolha focada para quem pretenda treinar modelos LLM de IA.
De acordo com algumas fontes, os chips da Nvidia correspondem atualmente a 70 e 95% do mercado de chips para IA.
Enquanto isso, a empresa já se encontra a trabalhar no Blackwell B200, que será a nova geração de chips da Nvidia a chegar ao mercado ainda durante este ano. Estes novos chips prometem ainda mais desempenho e eficiência para as tarefas de IA.