Nvidia prepara-se para lançar nova geração de gráficas RTX 5000 com GDDR7
A Nvidia pode encontrar-se a preparar para lançar brevemente no mercado a sua nova geração de placas gráficas, da linha RTX 5000. Estas novas placas devem contar com alguns dos avanços da empresa, e certamente se espera que devam ser das mais rápidas atualmente disponíveis no mercado.
Embora os detalhes das placas ainda não sejam inteiramente conhecidos, alguns rumores sobre as mesmas já começaram a surgir. A futura geração das placas Blackwell encontra-se prevista de chegar com grandes melhorias de desempenho, e onde a IA deve encontrar-se também presente.
Os detalhes agora conhecidos apontam que as novas placas podem brevemente começar a chegar a alguns fabricantes de computadores portáteis, com as listas a indicarem que podem contar com VRAM GDDR7, entre 8 e 16 GB.
Estas surgiram recentemente com os modelos:
- GN22-X11 (16 GB GDDR7)
- GN22-X9 (16 GB GDDR7)
- GN22-X7 (12 GB GDDR7)
- GN22-X6 (8 GB GDDR7)
- GN22-X4 (8 GB GDDR7)
- GN22-X2 (8 GB GDDR7)
De acordo com o portal Hardware Upgrade, as placas de 16 GB de VRAM devem contar com um bus de 256 bits e podem ser baseadas na GPU GB203, embora com cores e velocidades de clock diferentes.
De notar que, para já, todas as informações conhecidas partem apenas de rumores, e destinam-se às placas para computadores portáteis. Ainda resta saber quais os planos da empresa para os computadores desktop, onde se pode esperar alguns modelos diferentes para competir com as rivais da AMD no mercado.