OpenAI pode ter planos para rentabilizar o ChatGPT
De momento, o ChatGPT da OpenAI encontra-se disponível em duas variantes. A primeira será a versão gratuita, que permite o acesso a certas funcionalidades do modelo da OpenAI e das capacidades do ChatGPT, embora com um formato mais limitado.
Para quem pretenda tirar total proveito das capacidades do modelo de IA, a OpenAI fornece o plano Plus, que conta com algumas vantagens e melhorias. No entanto, parece que os planos da OpenAI podem passar agora por rentabilizar ainda mais o modelo e IA.
De acordo com o portal The Information, o CEO da OpenAI, Sam Altman, terá referido recentemente numa reunião com os investidores da entidade que serão feitas alterações no ChatGPT, focadas em melhorar a rentabilização da plataforma.
A ideia será criar uma nova divisão na entidade, focada em criar novos planos e estratégias para rentabilizar o ChatGPT e as suas tecnologias.
É importante relembrar que a OpenAI ainda se considera uma empresa sem fins lucrativos, embora esta recomende que os investidores tenham atenção que qualquer investimento realizado na mesma será de “alto risco”. A própria entidade refere considerar que é recomendado que sejam feitas doações invés de diretamente investimentos.
Embora os detalhes dos planos da OpenAI ainda sejam desconhecidos, Altman parece considerar que existe espaço para a empresa ter um nível de receitas aceitável, de forma a deixar de ser considerada uma entidade sem fins lucrativos.
No entanto, estas mudanças podem vir a levantar ainda mais questões sobre a empresa, e algumas críticas nas ações da mesma. De relembrar que a ideia original da OpenAI seria desenvolver tecnologias de IA abertas para todos, tanto que terá estado na origem do próprio nome da empresa e na ideia de criar uma entidade sem fins lucrativos. No entanto, os planos da empresa foram-se alterando com o tempo, algo que está visível nas recentes mudanças feitas e nos rumores.