Oracle confirma encerramento da sua divisão de publicidade
A Oracle confirmou que vai encerrar a sua divisão de publicidade, numa medida que surge como parte das contenções de custos da empresa.
Durante a revelação dos resultados financeiros mais recentes, a empresa confirmou que vai encerrar a sua divisão de publicidade, focando-se em outras áreas que sejam de maior interesse e relevo para a entidade.
A empresa tinha vindo a tentar entrar no mercado da publicidade online faz alguns anos. Em 2014, a empresa adquiriu a firma DataLogix por quase 1.2 mil milhões de dólares, e mais tarde, por 850 milhões foi adquirida a empresa Moat. A ideia seria usar as capacidades destas duas entidades para avançar no mercado da publicidade online, e de integrar a mesma como uma das atividades da Oracle no mercado.
Em 2018, o escândalo da Cambridge Analytica com a Meta viria a causar problemas também na Oracle, que subitamente deixaria de ter acesso aos dados de consumidores para poder usar no seu negócio de publicidade.
Os dados financeiros da empresa apontam que as receitas da divisão de publicidade atingiram cerca de 300 milhões de dólares para a empresa, o que embora seja um valor elevado, é considerada uma queda face aos períodos anteriores – e a tendência de queda é algo que tem vindo a ser registado nos últimos meses.
Face a isto, a empresa terá optado por abandonar por completo o mercado da publicidade, focando-se assim em outras áreas mais lucrativas para a empresa. Obviamente, a IA é agora um dos focos da mesma, sendo que a Oracle tem vindo a realizar vários investimentos nesta área para avanço de tecnologias de IA.