Samsung pode terminar parceria com AMD para usar GPUs dedicados no Exynos

Samsung pode terminar parceria com AMD para usar GPUs dedicados no Exynos

Faz algum tempo que a Samsung tinha confirmado a parceria com a AMD, de forma a desenvolver a GPU para os seus processadores Exynos. Esta parceria tem vindo a manter-se para melhorar as capacidades gráficas dos processadores dedicados da Samsung.

No entanto, se tivermos em conta os mais recentes rumores, isso pode vir a mudar em breve. Isto porque parece que a Samsung tem planos de deixar de lado a parceria com a AMD, passando a produzir as suas próprias gráficas para usar nos chips Exynos.

De acordo com o leaker @rquandt, a Samsung poderia terminar a parceria em meados de 2025, de forma a adotar a sua própria GPU em todas as futuras linhas do Exynos. Isto iria permitir à empresa ter ainda mais controlo do chip, e teoricamente, poderia melhorar as capacidades do mesmo.

Os rumores foram ainda reforçados por alguns sites na China, que indicam que a empresa já estará a discutir internamente a possibilidade de investir em GPUs dedicados. A ideia da empresa será manter a linha de produção em formato interno, e também criar uma maior competição e rivalidade.

Para já, o Exynos 2500 ainda deve manter-se com a GPU da AMD, mais concretamente a Xclipse 950. Como sempre, ainda se desconhecem detalhes oficiais da empresa sobre a mudança.