Threads abre as portas ao fediverse para todos
Depois de vários meses em testes, a Threads encontra-se agora a abrir as portas ao Fediverse. A plataforma confirmou que vai começar a permitir que todos os utilizadores possam publicar conteúdos para este ecossistema, o que vai permitir também a utilizadores em plataformas como o Mastodon aceder aos conteúdos da Threads.
Esta nova integração vai permitir que as publicações e contas do Threads venham a ficar disponíveis e acessíveis via o protocolo ActivityPub. A plataforma confirmou que a novidade vai ficar disponível para todos os utilizadores com mais de 18 anos, e que estejam em diferentes mercados.
Esta medida surge depois da fase beta ter começado a surgir de forma limitada para alguns utilizadores em Março deste ano. Agora, Mark Zuckerberg veio confirmar que a plataforma encontra-se finalmente aberta para o fediverse em mais de 100 países onde se encontra disponível.
A integração com a rede vai permitir também que os gostos e as mensagens possam ser vistas de outras plataformas. No entanto, para já, as respostas que sejam deixadas a respostas das publicações ainda não estão diretamente funcionais – algo que a plataforma pretende corrigir em breve.
A funcionalidade pode ser ativada pelos utilizadores interessados em testar a novidade. Isto permite que as publicações do Threads fiquem disponíveis em redes como o Mastodon, o que inclui também as respostas e gostos.
Para já, apenas publicações diretas do Threads serão integradas no fediverse, sendo que votações e publicações com restrições de comentários ainda não estarão disponíveis neste formato.
Os utilizadores podem ativar esta novidade nas configurações das suas contas – caso esteja disponível, relembrando que pode demorar alguns dias a chegar a todas as contas da plataforma.