YouTube aplica novas regras para vídeos com armas de fogo
Existem novas regras para vídeos publicados no YouTube, que contenham referências a armas de fogo e de outras categorias similares. Sem grandes anúncios, a plataforma confirmou que vídeos retratando armas de fogo serão agora limitados para maiores de idade.
Desta forma, vídeos que tenham sido enviados no passado ou daqui para a frente contendo representações de armas de fogo, ou que ensinem a usar as mesmas, serão classificados como material apenas visível para adultos, sendo aplicada a restrição de idade – o que possui impacto direto no alcance final dos vídeos.
Ao mesmo tempo, a plataforma também alterou as suas regras, de forma a banir qualquer género de vídeo que ensine os utilizadores a destravar armas, independentemente da idade. Ambas as novas medidas vão ser aplicadas para todos os utilizadores da plataforma, a partir de 18 de junho.
Esta medida surge como parte das alterações do YouTube para garantir a segurança dos utilizadores. Com o evoluir da tecnologia de impressão 3D, existem cada vez mais vídeos na plataforma de como construir armas caseiras usando estas técnicas. Estes vídeos podem representar problemas para utilizadores menores de idade, dai as novas medidas.
As medidas surgem também um ano depois do grupo Tech Transparency Project (TTP) ter indicado que a plataforma de vídeos estaria a recomendar conteúdos com armas de fogo para menores de idade.
Nos testes deste grupo, os mesmos assistiram apenas a vídeos relacionados com jogos como Halo, Grand Theft Auto, Lego Star Wars e Roblox. No final, o sistema de recomendações do YouTube começou a apresentar recomendações para vídeos com armas de fogo reais.