YouTube testa duas novas funcionalidades na sua plataforma
O YouTube confirmou que se encontra a testar duas novas funcionalidades para a sua plataforma, que podem melhorar a forma como os utilizadores interagem com a mesma.
A primeira novidade em testes será a capacidade de criar códigos QR que sejam associados a canais na plataforma. Esta medida será uma forma de tornar mais simples a tarefa dos criadores partilharem os seus canais.
Os criadores podem assim criar códigos QR, a partir dos seus perfis, que podem rapidamente ser partilhados em diferentes plataformas. Os utilizadores, ao realizarem o scan dos mesmos, são encaminhados para a app do YouTube, de onde podem subescrever e aceder aos conteúdos do canal diretamente.
A funcionalidade encontra-se atualmente em testes para um grupo limitado de criadores na plataforma, mas deve brevemente começar a chegar a mais contas.
Outra novidade que a plataforma de vídeos encontra-se a testar será a capacidade de usar IA para criar resumos das transmissões em direto, e em tempo real. Esta funcionalidade vai usar IA para rapidamente criar um resumo do conteúdo recente de uma transmissão, que os utilizadores podem usar para obter mais contexto.
Quem seja escolhido para o teste deve verificar um novo botão, na parte superior do chat, com a opção de criar um resumo da transmissão. Esta função vai usar as mensagens enviadas no chat para criar um resumo do que tenha sido transmitido, supondo que existem mensagens suficientes para tal.
O YouTube afirma que, para já, a funcionalidade apenas vai encontrar-se disponível em Inglês, mas espera-se que seja aberta para novos idiomas no futuro. Ao mesmo tempo, encontra-se em testes, e portanto não vai ficar imediatamente disponível para todos os utilizadores.
Ambas as funcionalidades focam-se em melhorar a experiência dos utilizadores com a plataforma, e surgem numa altura em que o YouTube encontra-se a aplicar algumas mudanças, sobretudo como a publicidade é apresentada aos utilizadores. Recentemente a empresa começou a testar integrar a publicidade diretamente nas transmissões de vídeos, do lado dos servidores da empresa, tornando bastante mais complicada a tarefa de bloquear tais conteúdos.