YouTube testa sistema de download automático de Shorts
O YouTube tem vindo a experimentar com novas formas de melhorar a sua plataforma, e com foco sobretudo nos Shorts – o novo formato de vídeos rápidos da mesma, que pretende competir com plataformas como o TikTok.
E agora, os utilizadores que usam essa funcionalidade podem ter algumas novidades a chegar em breve. Como parte do sistema de Smart Downloads do Youtube, agora os conteúdos dos Shorts podem ser descarregados automaticamente das recomendações, de forma a serem vistos em formato offline.
A experiência Shorts Smart Downloads permite que a plataforma selecione automaticamente conteúdos recomendados para os utilizadores, e os descarregue automaticamente quando existir uma ligação ativa à internet. Desta forma, os utilizadores podem ver o conteúdo, mesmo que se desliguem da internet.
A funcionalidade encontra-se disponível em formato experimental até 15 de Julho, e apenas para dispositivos Android e utilizadores com o Youtube Premium. Eventualmente, dependendo dos testes, pode chegar a mais utilizadores e sistemas.
Quando os utilizadores assistem a um YouTube Shorts, a plataforma vai automaticamente descarregar esse conteúdo para visualização offline. Os conteúdos recomendados mais próximos são também descarregados de forma automática.
Eventualmente, quando se atinge o limite configurado para o armazenamento, os conteúdos mais antigos são automaticamente removidos.
De notar que a funcionalidade integra-se diretamente com os Smart Downloads, que a plataforma apresentou em Abril do ano passado, para utilizadores do Youtube Premium. Portanto, para usar a nova função com os Shorts, basta ter a funcionalidade ativa.