Apple recusou possibilidade de analisar futuros planos da OpenAI

Apple recusou possibilidade de analisar futuros planos da OpenAI

Faz apenas alguns dias, os rumores indicam que, como parte da parceira entre a Apple e OpenAI, para integrar o ChatGPT no iOS 18, a empresa da maçã poderia vir a integrar alguns executivos da mesma nos quadros da OpenAI.

Mais concretamente, Phil Schiller da Apple poderia juntar-se nos quadros da OpenAI, com capacidade de observar algumas das ações da empresa. No entanto, parece que os planos para tal foram agora colocados de lado.

Invés de fornecer o cargo para o executivo da Apple, os rumores agora apontam que as duas empresas devem realizar reuniões regulares de forma a avaliar o futuro da parceria, e também a desenvolverem formas de evitar casos de abuso de posição no mercado.

Segundo o portal Financial Times, a Apple terá recusado o cargo da OpenAI, fornecendo a alternativa das reuniões regulares. Caso fosse aceite, Phil Schiller passaria a fazer parte do quadro da OpenAI, analisando as decisões da entidade, mas sem capacidade de votar nas mesmas – basicamente, seria apenas para observar as medidas desta.

Embora esta posição não desse capacidade da Apple votar no futuro da OpenAI, poderia dar alguns detalhes sobre os planos da empresa para o futuro, alguns dos quais ainda antes de serem tornados públicos.

Desconhece-se o motivo pelo qual a Apple terá recusado esta medida, mas é possível que as investigações ativas contra a OpenAI e a Apple podem estar na origem de tais ideias. A medida não é totalmente inesperada, sendo que até mesmo a Microsoft decidiu de forma similar no passado.