Atualização da CrowdStrike deixa centenas de sistemas Windows inacessíveis
Milhares de sistemas Windows a nível mundial começaram hoje a apresentar problemas de arranque, depois de uma atualização com a aplicação CrowdStrike, uma reconhecida ferramenta de cibersegurança, usada sobretudo no meio empresarial.
A falha encontra-se a causar com que os sistemas apresentem o ecrã azul de erro durante o arranque, tornando o uso dos mesmos impossíveis de serem feitos. A falha já se encontra a afetar dezenas de empresas, sobretudo de entidades financeiros, companhias aéreas e de TV.
O problema começou a acontecer depois de uma atualização recentemente disponibilizada pela CrowdStrike, que se encontra a colocar os sistemas com problemas de arranque, levando os mesmos para o sistema de recuperação do Windows.
Existem várias entidades que já se encontram afetadas por este problema, entre as quais a Sky News, que apresenta uma mensagem de erro no acesso ao site da mesma. Também a Ryanair afirma que podem ser verificados atrasos devido a uma “falha”.
A falha da atualização foi rapidamente revertida pela CrowdStrike, mas não antes da mesma ter chegado a centenas de dispositivos, que ficaram subitamente afetados.
A partir do Reddit, um utilizador afirma que praticamente todo o seu parque informático ficou inacessível derivado deste bug, causando os sistemas a reiniciarem em erro.
Existem algumas medidas que os utilizadores podem realizar para reverter o problema. Entre as recomendadas encontra-se a de aceder, via o Modo de Segurança do Windows, à pasta C:WindowsSystem32driversCrowdStrike, removendo o ficheiro “C-00000291*.sys”.