Autoridades do Reino Unido apreenderam plataforma de ataques DDoS por subscrição
As autoridades do Reino Unido conseguiram desativar uma das maiores plataformas de ataques DDoS por contrato, conhecida como “DigitalStress”. De acordo com o comunicado da NCA, a infraestrutura da entidade foi apreendida a 2 de Julho.
As autoridades confirmam ainda ter detido o responsável por esta plataforma, conhecido online como “Skiop”. As autoridades terão ainda recolhido diversa informação associada com os clientes desta entidade, que usaram a mesma para lançar ataques DDoS massivos contra diversos grupos e empresas.
O site anteriormente usado pela entidade encontra-se agora a apresentar uma mensagem de ter sido apreendido pelas autoridades. Estas afirmam ainda ter recolhido bases de dados conteúdo milhares de informações sobre utilizadores que usaram os serviços.
A partir do Telegram, outros membros da entidade confirmaram que Skiop encontrava-se incontactável desde o dia em que as autoridades afirmam ter detido o mesmo. Além disso, deixaram ainda o alerta para outras plataformas similares, e com o mesmo nome, que surgiram desde essa altura, e que podem encontrar-se em controlo das autoridades como forma de recolher ainda mais dados dos potenciais “clientes”.
De acordo com as autoridades, este género de plataformas são um ponto de entrada para quem pretenda realizar ataques, mas não tenha conhecimentos avançados para tal. Em parte porque permitem criar ataques de elevada sofisticação e relativamente baratos, que podem ter um real impacto para as empresas envolvidas.
Ao mesmo tempo, este género de serviços encontram-se cada vez mais vulgares por várias plataformas, e cada vez mais acessíveis, com capacidade de lançar largos ataques contra os alvos.
Este encerramento aparenta encontrar-se relacionado com a “Operation PowerOFF”, uma operação que começou em 2018 e tem vindo a ser usada para desativar centenas de sites associados com campanhas de ataques DDoS por contrato.