Falha da CrowdStrike pode demorar dias a ser totalmente resolvido
A recente falha com o software de segurança da CrowdStrike, que se encontra a afetar milhares de computadores Windows em todo o mundo, é um problema certamente grave, e que pode mesmo demorar dias a ser inteiramente resolvido.
Desde a madrugada de hoje que centenas de sistemas Windows em todo o mundo deixaram de conseguir iniciar corretamente, depois de uma recente atualização por parte da empresa de segurança CrowdStrike ter levado a que o software existente nos mesmos leva-se a ecrãs de erro no arranque.
Embora a empresa tenha lançado uma correção para a falha, a inteira resolução do problema é algo que pode demorar bem mais tempo, visto que envolve um processo manual de resolução. A correção envolve que cada sistema afetado seja manualmente acedido, com um ficheiro removido da pasta de drivers do Windows.
Este processo necessita de ser feito em cada um dos sistemas afetados, sendo que a resolução oficial da Crowdstrike envolve apenas o processo manual. Tendo em conta que parques informáticos pode envolver milhares de sistemas e computadores, alguns dos quais até mesmo remotos, isso pode demorar bastante tempo a ser resolvido.
Os técnicos das empresas necessitam de aceder a cada um dos sistemas, arrancar os mesmos em Modo de Segurança e remover os ficheiros que causaram o problema à partida. Como o Windows não arranca corretamente, não existe outra forma de resolver este problema de forma automática.
Além disso, existem sempre outros problemas que podem surgir nesta tarefa, já que alguns computadores podem também usar sistemas de encriptação, como o Bitlocker, que causa ainda mais atrasos para tentar resolver a situação.
Tendo em conta a própria tarefa de aplicar a correção manualmente, acredita-se que a resolução do problema pode demorar vários dias a ser inteiramente revertida.
Em Portugal, o impacto parece ser relativamente limitado, mas a CrowdStrike é uma das maiores e mais reconhecidas empresas de segurança informática, que conta com milhares de clientes a nível global. Existem relatos que este problema levou a vários atrasos a nível de voos marcados para hoje, bem como existem mesmo registos de falhas nas comunicações da linha de emergência dos EUA.