Gemini confirma acesso indevido a dados de clientes

Gemini confirma acesso indevido a dados de clientes

A plataforma de criptomoedas Gemini encontra-se a alertar para um possível roubo de dados, que terá ocorrido com um dos fornecedores da entidade, mas que pode ter levado a que dados dos clientes possam ter sido acedidos.

O ataque terá ocorrido a 26 de Junho de 2024, embora apenas agora a entidade tenha começado a enviar as notificações para os clientes afetados pelo mesmo. As notificações são enviadas via email, para apenas os clientes afetados.

A mensagem indica que uma pessoa desconhecida terá obtido acesso aos sistemas da Automated Clearing House (ACH), entre 3 e 7 de Junho de 2024. Entre os dados potencialmente comprometidos encontra-se o nome completo, número da conta bancária, SWIFT e os fundos transferidos via este formato para o Gemini.

A empresa afirma que o atacante não terá conseguido obter acesso a outros dados sensíveis, mas ainda assim, a informação da qual teria acesso será certamente importante de ter em conta, ainda mais visto envolver o número das contas bancárias dos clientes.

A plataforma de criptomoedas afirma que o ataque foi contido, e que uma investigação foi imediatamente iniciada para analisar a origem do acesso. No entanto, para já não existem informações adicionais sobre o mesmo – espera-se que mais detalhes venham a ser conhecidos em breve.

Os clientes afetados e que foram notificados são alertados para se manterem atentos a possíveis atividades suspeitas nas suas contas, e para reportarem imediatamente as mesmas aos seus bancos. Gemini também recomenda que seja ativada a autenticação em duas etapas em todas as contas, e que se mantenha práticas de segurança apropriadas.

De relembrar que, em 2022, o Gemini sofreu um roubo de dados, igualmente de uma entidade terceira, que terá exposto mais de 5.7 milhões de clientes, com dados pessoais acessíveis.