Google aumenta recompensas por vulnerabilidades até cinco vezes mais
Os investigadores de segurança que queiram descobrir falhas em plataformas da Google possuem agora mais um incentivo para tal. A empresa acaba de confirmar que vai aumentar as recompensas fornecidas a investigadores de segurança, que forneçam de forma ética as falhas à mesma.
Como parte do Vulnerability Reward Program, a empresa fornece recompensas a investigadores que reportem falhas e vulnerabilidades de segurança nos produtos da Google. Agora, estas recompensas podem atingir até 151.515 dólares.
Segundo o comunicado da empresa, com o evoluir da segurança da Google, os seus sistemas encontram-se consideravelmente diferentes do passado, e torna-se cada vez mais difícil de encontrar falhas nos mesmos. Como forma de tentar recompensar quem as descubra, a empresa optou por aumentar os possíveis ganhos em até 5 vezes.
Obviamente, o valor da recompensa pode variar com base em vários aspetos, nomeadamente na gravidade da mesma, mas mesmo em valores mais pequenos, o aumento ainda será considerável. Por exemplo, uma falha que permita obter acesso a um email do Gmail pode agora valer até 75.000 dólares, quando o anterior valor máximo era de 13.337 dólares.
Isto surge numa altura em que se torna cada vez mais complicado de encontrar falhas consideráveis nos sistemas da empresa. Embora nenhum sistema seja 100% seguro, a Google tem vindo a realizar investimentos em tecnologias para melhorar a segurança dos seus sistemas e da estrutura dos mesmos, que torna consideravelmente mais difícil de terceiros encontrarem falhas.