Google encerra completamente suporte ao Universal Analytics
Em Outubro do ano passado, a Google confirmou que iria começar a encerrar o suporte para o Universal Analytics, dentro da suite do Google Analytics. Em alternativa, a empresa começou a incentivar o uso do Google Analytics 4, que a empresa garante encontrar-se dentro das novas regras de privacidade nos diferentes mercados, e conta com funcionalidades mais avançadas.
Esta semana, a Google relembrou que vai entrar na fase final de descontinuação da antiga versão. A partir de agora, todas as propriedades ainda existentes do Universal Analytics, mesmo que estivessem em modo apenas de leitura, vão ser totalmente descartadas e todos os dados associados às mesmas eliminados.
A Google tinha dado até finais de Março de 2024 para os utilizadores do Google Analytics transferirem as suas propriedades para o Universal Analytics, e para descarregarem os dados que poderiam ter de propriedades antigas.
Com esta medida, a Google vai começar a eliminar permanentemente todos os dados do Universal Analytics. Os utilizadores possuem ainda uns dias para poderem descarregar os dados que, eventualmente, ainda tenham guardados nas contas, mas este será o último aviso para tal antes destes serem permanentemente eliminados.