Google Play Store vai ficar melhor a recomendar apps e jogos
A Google encontra-se a preparar várias novidades para a sua plataforma de aplicações, a Play Store, que pode tornar consideravelmente melhor o sistema de recomendações da mesma.
As novas melhorias feitas na Google Play Store focam-se em ajudar os utilizadores a encontrarem mais apps, jogos e conteúdos na plataforma, que se adaptem aos seus gostos. A empresa garante que vai melhorar o sistema de recomendações da Play Store, usando para tal IA generativa.
Esta melhoria vai permitir que a plataforma possa analisar os gostos dos utilizadores, e aconselhar apps e jogos recomendados para os mesmos, com base nisso. Além disso, a IA generativa será ainda usada para fornecer, mais rapidamente, informações sobre as apps e jogos diretamente para os utilizadores.
A mesma será capaz de criar resumos dos conteúdos, de forma a que os utilizadores tenham mais rapidamente acesso ao que realmente importa. Por exemplo, quais as características chave de uma app ou os detalhes rápidos de um jogo, sem que se tenha de ler a descrição completa.
A Play Store deve ainda receber uma área dedicada a conteúdos recomendados de forma temática – por exemplo, para eventos que venham a acontecer em breve. Existe ainda a secção de recomendações da própria plataforma, que deve surgir em mais destaque, bem como as avaliações da comunidade, que permitirão aos utilizadores terem acesso a mais informações sobre os conteúdos antes de os descarregarem.
Sertão ainda disponibilizados novos filtros, que os utilizadores poderão escolher para alternar entre os seus gostos e preferências das diferentes apps e jogos.
Por fim, encontra-se ainda disponível um novo widget, que pode ser colocado no ecrã inicial do sistema, para apresentar automaticamente algumas recomendações da plataforma para os utilizadores. Este é atualizado de forma regular com novos conteúdos.
Tendo em conta a privacidade, os utilizadores podem sempre optar por não ter os conteúdos recomendados com base nos seus gostos, algo que pode ser desativado via as configurações da Play Store.