Google vai começar a remover antigos links encurtados goo.gl

Google vai começar a remover antigos links encurtados goo.gl

Em tempos, a Google fornecia o seu próprio sistema de redução de links, que permitia colocar links longos com a extensão “goo.gl” da própria empresa. No entanto, em 2018, a Google decidiu descontinuar este serviço, passando a usar apenas os Firebase Dynamic Links como alternativa.

Durante anos, milhares de conteúdos foram partilhados em plataformas sociais usando o link “goo.gl”, pelo que mesmo que tivesse deixado de ser possível criar novos conteúdos usando este formato, os links anteriores ainda ficaram em funcionamento.

No entanto, agora a Google decidiu voltar atrás nesta medida, sendo que todos os links anteriormente partilhados neste formato vão brevemente deixar de funcionar. De acordo com a mensagem da empresa, a partir de 25 de Agosto de 2025, os links encurtados goo.gl vão deixar de funcionar.

Quem aceder aos mesmos a partir de hoje, deve começar a verificar uma mensagem de alerta, a informar que o link vai brevemente deixar de funcionar corretamente. Esta mensagem irá ser apresentada para todas as visitas a links goo.gl, sendo quem, em 2025, deixará então de ser reencaminhado.

Na altura do encerramento, os links passarão a apresentar-se como 404, de conteúdo não encontrado.

mensagem nos links

Esta medida pode afetar quem ainda se encontre com estes links em uso ativo, ou tenha partilhado os mesmos no passado em plataformas sociais, ou outros conteúdos. Eventualmente, estes deixarão de funcionar corretamente – em muitos casos, não existem alternativas para permitir alterar estes links, sobretudo se os mesmos foram partilhados em plataformas sociais.