Google vai remover aplicações “sem utilidade” da Play Store

Google vai remover aplicações

A Google conta com a Play Store, que é um dos principais meios de instalar aplicações no Android e sistemas derivados. A Play Store conta com milhares de aplicações disponíveis para os utilizadores, mas a realidade é que nem todas se enquadram como sendo aceitáveis.

Existe muita aplicação na Play Store que, embora não seja diretamente maliciosa, a sua usabilidade ou qualidade é bastante reduzida, o que prejudica a experiência dos utilizadores em geral.

A pensar nisso, a Google vai brevemente alterar as regras de publicação de apps na Play Store, sendo que começará a ter em conta a experiência dos utilizadores dentro das apps para publicação as mesmas. Segundo as mais recentes alterações, as apps que apresentam recursos limitados, erros, falhas ou um mau funcionamento em geral podem agora ser removidas da plataforma.

Isto terá impacto para aplicações que tenham uma baixa qualidade em geral, ou que simplesmente nem funcionem de todo, apresentando erros e falhas – o que pode incluir também aplicações que deixaram de receber atualizações ou correções.

A ideia da nova mudança será elevar a qualidade das apps disponíveis pela Play Store, e melhorar em geral a experiência dos utilizadores com as mesmas. Um dos exemplos deixados pela empresa encontra-se em apps que foram descontinuadas, e apresentam erros em sistemas mais recentes, ou apps que apenas abrem para apresentar um texto estático, sem funcionalidade em geral.

As novas regras vão entrar em vigor a partir de 31 de agosto de 2024, sendo que apps fora destes termos podem ser removidas.