Grupo de ransomware Play começa a focar-se em VMware ESXi
O grupo de ransomware Play encontra-se a criar campanhas de ransomware focadas contra sistemas virtuais em VMware ESXi, nas mais recentes táticas para usar um novo malware focado a estes sistemas.
De acordo com os investigadores da empresa Trend Micro, a nova variante do ransomware é capaz de bloquear os sistemas VMware ESXi, encriptando os conteúdos dos sistemas virtuais, e pode mesmo contornar algumas das medidas de segurança aplicadas no sistema Linux.
Os investigadores afirmam que esta é a primeira vez que verificam o grupo Play a ter como alvo ambientes ESXi, o que pode indicar que o grupo encontra-se a testar novas técnicas para atingir ainda mais alvos.
Ao mesmo tempo, esta tendência é algo que se verifica em vários grupos de ransomware, que começaram a criar variantes focadas para ESXi, depois de muitas empresas terem também começado a adotar este sistema para a virtualização de alguns sistemas vitais.
Estes ataques, além de terem o potencial de afetar os sistemas base das empresas, podem ainda ter impacto para sistemas de backup e onde se encontram potenciais dados de salvaguarda, que podem ser igualmente comprometidos para afetar ainda mais as operações de restauro.
Segundo os investigadores, esta nova variante do ransomware começa por desligar todos os sistemas virtuais, sendo que, posteriormente, começa a encriptar os discos e configurações das máquinas.
De relembrar que os primeiros ataques do grupo de ransomware Play começaram a surgir em finais de 2022.