Intel confirma falha irreparável que pode ocorrer em vários processadores
Para quem tenha comprado um sistema com processadores Intel, fabricados nos últimos dois anos, é possível que o mesmo esteja em risco de acabar com danos permanentes. Em causa encontra-se um problema que a Intel confirmou afetar os seus processadores de 13 e 14ª geração, e que pode causar danos permanentes nos mesmos.
De acordo com o comunicado da Intel, foi identificada uma falha na forma como estes processadores gerem a voltagem, sendo possível que apliquem um valor consideravelmente elevado em certas situações. Esta falha pode levar a que o processador funcione com uma voltagem consideravelmente acima do que seria recomendado, e que, no final, pode causar danos permanentes ao mesmo.
A empresa terá confirmado que identificou a origem deste problema, sendo que a mesma afeta vários modelos de processadores de 13ª e 14ª geração, lançados em 2022 e 2023. Todos os modelos que possuem um consumo de 65W ou mais podem ser afetados.
Segundo a Intel, a falha encontra-se numa parte do micro código existente nos processadores, que não se encontra a regular corretamente a voltagem aplicada com base nos parâmetros de uso do mesmo.
Existem ainda algumas fontes que apontam que problemas de oxidação dos componentes podem estar a causar também problemas, embora a Intel afirme que esta situação já teria sido resolvida das linhas de produção, sem novos modelos lançados com a mesma.
De acordo com o portal Tom’s Hardware, quando os sistemas são afetados por este problema, a falha é irreversível. A mesma pode causar problemas permanentes no processador, que não podem ser resolvidos.
É importante notar que, para já, a Intel não se encontra a alargar a garantia dos processadores com problemas, e não existem relatos de utilizadores que tenham conseguido obter suporte direto da Intel para resolver este problema. No entanto, a Intel recomenda que, para quem verifique problemas, entre em contacto com o suporte da empresa diretamente.