Linux Mint 22 pode demorar um pouco mais a chegar
Quando a versão Beta do Linux Mint 22 foi lançada, algo que se notou rapidamente foi o tempo que tal versão demorou a chegar. Em parte, isso deve-se a mudanças feitas no Ubuntu 24.04 LTS, do qual a nova versão do Mint é baseada.
No entanto, para quem espera a versão final estável do mesmo, existem agora algumas novidades. Clement Lefebvre, um dos gestores do projeto Linux Mint, revelou que a versão estável do Linux Mint 22 vai ser disponibilizada em Julho, mas pode demorar mais do que as duas semanas regulares.
Segundo o mesmo, durante a fase beta foram reportados 109 bugs no sistema, sendo que 53 ainda se encontram por resolver. Estes podem necessitar de mais algum tempo do que as habituais duas semanas desde a versão Beta à Estável, como ocorreu em versões anteriores do sistema.
O programador afirma que o Linux Mint 22 é uma versão sólida para o futuro, mas que ainda possui vários bugs que necessitam de ser corrigidos antes de se disponibilizar a versão final. Existem falhas sobretudo com a AppArmor, que podem levar a bloqueios das aplicações em execução e outros erros aleatórios.
Lefebvre afirma que as correções encontram-se a ser disponibilizadas para quem esteja na versão Beta, e que as melhorias devem ser notáveis durante os próximos dias. Quando o sistema se encontrar estável, será então lançado nesse canal.
Como sempre, os utilizadores interessados em testar a versão Beta são aconselhados a usarem a mesma em máquinas virtuais e fora de ambientes de produção, bem como ajudem a melhorar a versão reportando os bugs encontrados.