Meta pode vir a realizar cortes no investimento do metaverso
Em tempos, a Meta apostou em força na ideia do Metaverso, tendo mesmo mudado o nome da sua empresa para se adaptar a essa ideia. A empresa considerava que a tecnologia iria ser o futuro – embora isso ainda seja algo que, atualmente, não se verifica.
E ao que parece, agora a empresa pode estar a começar a desinvestir nesta ideia. Recentemente surgiram rumores que a Meta pode vir a cortar em cerca de 20% os investimentos para a Reality Labs, a sua divisão focada para a criação de soluções e software para o metaverso.
Segundo as fontes, esta redução irá ser realizada a médio prazo, entre 2024 e 2026. Em parte, isto pode ter sido devido ao elevado volume de perdas que a divisão obteve nos últimos relatórios financeiros da Meta, em cerca de 3.8 mil milhões de dólares.
Embora a Meta tenha apostado na ideia do metaverso desde 2021, esta ainda se encontra longe de ser rentável para a empresa, e os cortes agora previstos podem estar em linha com os planos da empresa de começar a apostar menos nesta tecnologia.
O mercado mudou consideravelmente, e se faz apenas alguns meses, a ideia era que o metaverso iria ser o futuro, agora a ideia parece ter-se voltado mais para a IA – algo que a Meta também se encontra a explorar ativamente, e com mais sucesso.
Ao mesmo tempo, os cortes previstos podem ajudar a Meta a investir ainda mais em outras áreas de relevo, que neste caso será certamente áreas voltadas para a IA.
De notar que, para já, todas as informações sobre os cortes partem apenas de rumores, e ainda não existe uma confirmação oficial da Meta sobre tal. No entanto, a medida não seria de estranhar, tendo em conta que a Meta encontra-se a focar mais na adoção de novas tecnologias de IA, que vão de encontro com a procura do mercado atual.
Porém, isso será de relevo quando a empresa alterou toda a sua estratégia para se focar no metaverso, ao ponto de alterar o nome da entidade por inteiro para tal.