Meta vai alterar como identifica imagens criadas por IA
A Meta encontra-se a atualizar a forma como conteúdos criados por Inteligência Artificial são apresentados na plataforma, usando o selo “Made by AI”.
Estas alterações surgem depois de vários fotógrafos terem confirmado que os sistemas da Meta encontrava-se incorretamente a marcar conteúdos de fotografias reais como tendo sido criados por IA, e a aplicar o selo de tal na publicação de forma automática.
Numa nova atualização, a empresa indica que vai atualizar a tag de “Informação sobre IA”, que surge em cada publicação que seja considerada como tendo sido criada por IA, para ficar alinhado com os padrões esperados pelos utilizadores.
De relembrar que a Meta criou o selo “Made by AI” no início deste ano, depois de criticas sobre a forma como a plataforma estaria a lidar com conteúdos criados usando mecanismos de IA.
Na altura, a empresa indicou que iria analisar as imagens publicadas na plataforma, com o objetivo de identificar padrões de conteúdos que foram criados usando IA, marcando esses conteúdos como tal.
No entanto, rapidamente muitos fotógrafos começaram a notar que as suas imagens de fotos reais também estariam a ser marcadas como tendo sido criadas por IA, o que se chegou á conclusão que seria devido ao uso de funções de IA do Photoshop – que poderia aplicar certos padrões normalmente usados por imagens criadas por IA, mesmo que não o fossem inteiramente.
Embora a Meta não tenha indicado exatamente este caso, no comunicado a empresa afirma que vai atualizar as suas ferramentas de identificação de conteúdos criados por IA, de forma a validar as imagens antes da publicação.
O termo “Made with AI” vai também ser substituído por “Info de IA” nas publicações que sejam criadas com este género de conteúdos, de forma a fornecer as informações num formato transparente para os utilizadores finais.
A empresa acredita que, com esta mudanças, os utilizadores podem ter informações mais claras sobre os conteúdos criados por IA dentro das suas plataformas. As medidas devem aplicar-se tanto no Instagram como Facebook.