Meta vai permitir acesso a dados internos do Instagram para investigadores

Meta vai permitir acesso a dados internos do Instagram para investigadores

Nos últimos tempos, várias entidades têm vindo a apontar os efeitos que as redes sociais possuem a nível de saúde mental, sobretudo para os menores de idade. A Meta encontra-se agora a abrir as portas para os investigadores poderem analisar melhor esse ponto com as suas próprias plataformas.

A Meta confirmou que se encontra a permitir que grupos de investigadores possam ter acesso a dados internos da empresa, com o objetivo de analisar e criar estudos sobre a forma como as plataformas sociais possuem impacto a nível da saúde dos utilizadores mais jovens.

O Center for Open Science (COS) encontra-se a lançar um novo projeto com a Meta, de forma a usar os dados internos da empresa para analisar o impacto que as redes sociais possuem junto dos utilizadores, com foco para os utilizadores mais jovens.

Este estudo pretende ser independente, onde a Meta não terá diretamente impacto nos resultados, apesar de fornecer o acesso aos seus dados internos. Os investigadores poderão, dentro deste programa, ter acesso a seis meses de dados do Instagram, e na forma como os conteúdos partilhados podem ter influencia para os utilizadores.

O estudo irá ainda analisar vários outros aspetos da rede social, e o impacto da mesma em diferentes culturas e junto de determinados grupos de utilizadores em particular.

A Meta garante que, embora os investigadores tenham acesso a dados internos da empresa sobre o Instagram, ainda se garante a privacidade dos utilizadores em geral, tendo em conta que não existe acesso direto a comentários ou publicações que determinados utilizadores tenham enviado para a plataforma.

Espera-se que este estudo possa vir a ajudar a compreender melhor o impacto das redes sociais junto dos menores, e a forma como os mesmos interagem dentro da plataforma – pelo menos dentro do Instagram.