Microsoft lança ferramenta para ajudar a corrigir falha da CrowdStrike
Muitas empresas ainda se encontram a recuperar do incidente que ocorreu com o software de segurança da CrowdStrike. Este processo de recuperação pode demorar dias ou mesmo semanas, tendo em conta que necessita de ser aplicado manualmente em cada computador afetado.
No entanto, a Microsoft encontra-se agora a disponibilizar uma ferramenta que pode ajudar a tornar este processo relativamente mais simples e eficiente para todos. A empresa lançou uma nova aplicação, que pode ser carregada numa pen usb, e usada para rapidamente repor os sistemas afetados.
Esta ferramenta ajuda a recuperar mais rapidamente os danos causados pela atualização com falhas da CrowdStrike, usando apenas uma pen de arranque. Isto evita que os utilizadores tenham de manualmente eliminar os ficheiros, e possam usar uma ferramenta geral para esta tarefa, que vai funcionar em todos os sistemas afetados.
A Microsoft relembra ainda que, embora a falha não tenha sido originada por um problema da Microsoft ou do Windows, a empresa encontra-se a juntar-se com a CrowdStrike para garantir que os clientes podem rapidamente recuperar os seus sistemas. Esta ferramenta junta-se ao guia que a CrowdStrike já tinha fornecido para corrigir o erro, mas que necessita de ser manualmente aplicado.
De relembrar que, recentemente, a Microsoft também confirmou que a falha afetou cerca de 8.5 milhões de computadores, o que equivale a menos de 1% de todos os sistemas Windows no mercado.