Microsoft pretende que todos usem o novo Outlook para Windows
Em Setembro do ano passado, a Microsoft decidiu começar a disponibilizar a nova versão do Outlook para Windows, que ficou disponível para todos os utilizadores em geral. Esta medida surge depois de um longo período de testes.
Na altura, a receção ao novo design e à nova aplicação foram mistos, mas a maioria não considerou a mesma como algo positivo. Existem ainda questões relacionadas com a privacidade de dados e dos utilizadores, algo que levou muitos a não realizarem a mudança para a nova versão.
No entanto, tendo em conta a documentação da empresa, esta parece focada em tornar o novo Outlook para Windows como a aplicação de email padrão do sistema, para todos, podendo mesmo forçar a tal.
De acordo com o site de suporte do Microsoft 365, a empresa pretende começar a descontinuar o suporte para as versões antigas do Outlook de forma gradual, com início já em Julho de 2024, e que se prolongará até Outubro.
Para quem ainda se encontre nas versões antigas do Outlook para Windows, brevemente deverá começar a receber alertas de que essa versão será descontinuada, e algumas funcionalidades podem mesmo deixar de se encontrar disponíveis. Eventualmente, em Outubro, a empresa pretende que todos os clientes tenham a versão mais recente do Outlook.
Quem se encontre em versões antigas nesta altura pode mesmo deixar de conseguir receber emails das suas contas dentro do cliente. As contas configuradas no cliente de email deixarão de conseguir realizar a sua ligação e de receber novas mensagens, até que os utilizadores atualizem para a versão mais recente.
Esta medida pretende ser uma forma da Microsoft avançar com os planos de tornar o novo Outlook para Windows como o cliente de email padrão do sistema. No entanto, pode também alterar os planos para quem opte pela versão antiga – ainda que seja possível usar clientes de emails alternativos, como o Thunderbird.