Muita publicidade? Conheça a Lista de Robinson em Portugal
A publicidade data muito antes da era digital, mas certamente que os meios informáticos tornam a capacidade da mesma de ser enviada e recebida consideravelmente superior. Não é muito complicado, hoje em dia, receber dezenas de chamadas de publicidade e marketing, ou campanhas que nem sabia existir, mas onde o seu nome se encontra.
Embora seja complicado de remover de todas as campanhas de publicidade existentes, existe uma forma de pelo menos tentar realizar isso. Em Portugal, existe numa forma de inscrever um determinado número de telefone ou um endereço de email no que é conhecido como lista Robinson, lista de oposição ou lista negra.
A lista Robinson trata-se de uma lista de pessoas que recusaram receber campanhas de publicidade não desejada. As empresas podem obter esta lista para verificar quais os contactos onde se deve ou não enviar publicidade.
A verificação da lista é opcional de cada empresa, portanto nem todas a podem verificar, e, portanto, isso não torna este meio totalmente eficaz para deixar de receber publicidade, mas certamente que será um ponto de partida para tal.
Em Portugal, a Lista Robinson é gerida pela Associação Portuguesa de Marketing Directo, sobre a supervisão da Comissão Nacional de Proteção de dados. Esta lista é regularmente atualizada e enviada para as empresas, que podem assim ajustar as suas campanhas.
A inclusão na lista é feita de forma voluntária pelos interessados, sendo que para tal, deve-se seguir os passos indicados no site da Associação, em https://www.amd.pt/lista-de-oposicao-consumidores .
É importante referir que esta lista foca-se em campanhas de publicidade que sejam enviadas por carta física ou por mensagens/chamadas telefónicas, e não diretamente para campanhas de email – que devem ser “opt in”, com os interessados a registarem-se para obterem tais mensagens.
Como referido, embora esta lista possa não prevenir inteiramente que deixe de receber publicidade, será certamente uma ajuda para reduzir o volume de chamadas de telemarketing ou as cartas que recebe com publicidade alheia.