Nintendo lança DMCA contra dezenas de emuladores da Switch
A Nintendo continua a realizar ações contra emuladores da sua consola Switch. Depois de ter conseguido encerrar o emulador Yuzu, a empresa encontra-se agora focada em outros emulados disponíveis no mercado.
Usando como base o pedido legal feito contra o Yuzu, a Nintendo encontra-se agora a visar outros projetos de emuladores da Nintendo Switch, mais concretamente o Suyu, Nuzu, Uzuy, Torzu e Sudachi.
Todos estes emuladores foram recentemente removidos do GitHub, onde se encontravam, depois do pedido feito pela Nintendo. Estes pedidos foram realizados com base no caso que a Nintendo possui com o emulador Yuzu, o qual terá ganho em tribunal e terá chegado a um acordo com a entidade responsável pelo mesmo.
Este caso encontra-se agora a ser usado como a base para realizar a remoção de outros emuladores em diferentes plataformas, neste caso no GitHub. Embora alguns dos emuladores ainda se possam manter ativos em outros locais, a maioria era nesta que se encontrava disponível.
A base legal da Nintendo encontra-se que, como a maioria dos emuladores existentes encontram-se baseados no código do Yuzu, estes encontram-se igualmente em violação dos direitos da Nintendo, e como tal, devem ser considerados ilegais.
A Nintendo afirma que os emuladores podem ser usados para executar cópias piratas de jogos da empresa, contornando as medidas de proteção que se encontram integradas diretamente na Nintendo Switch para prevenir tais casos.
O DMCA que a empresa agora lançou terá focado em 14 emuladores que usam o código do Yuzu. Todos foram, entretanto, removidos do GitHub, sendo que uns foram removidos por causa do pedido de DMCA, enquanto que outros foram removidos depois dos criadores dos mesmos terem deliberadamente removido os conteúdos.
Espera-se que a Nintendo venha a continuar a sua cruzada contra emuladores da Switch, portanto é possível que venhamos a ter mais casos similares no futuro.