Nvidia vai ser investigada pelas autoridades em França

Nvidia vai ser investigada pelas autoridades em França

Se existe uma empresa que tem vindo a beneficiar dos avanços em Inteligência Artificial é sem dúvida a Nvidia. A empresa registou um crescente aumento das receitas desde que a IA começou a ser o tema do dia.

Em parte, isso deve-se ao hardware que a empresa fabrica, bastante usado para a criação de parques de treino a modelos LLM, algo que é fundamental para o desenvolvimento da IA como um todo – seja na OpenAI, Microsoft ou xAI.

Embora a empresa tenha vindo a registar um crescimento de receitas impressionante, isso também começa agora a chamar à atenção das autoridades. E as autoridades em França confirmaram agora que vão realizar uma investigação à Nvidia por alegadas práticas anticoncorrenciais.

O rumor sobre uma possível investigação das autoridades em França já tinha surgido no início do mês, mas foram agora confirmados pelas autoridades. A empresa será agora investigada para analisar as práticas da mesma no mercado, e caso seja considerada culpada de violar alguma lei, pode enfrentar pesadas multas.

Em parte, a investigação encontra-se centrada no software CUDA da Nvidia, com as autoridades a demonstrarem-se preocupadas com a dependência do setor da IA que se encontra feita sobre este sistema, e ao facto do CUDA ser limitado para chips da Nvidia para tirar total proveito das suas capacidades.

Foram ainda deixadas preocupações nos investimentos recentemente feitos pela Nvidia em várias empresas, sobretudo nas voltadas para tecnologias de IA – que, novamente, apontam um possível abuso de posição da empresa no mercado.

Caso seja confirmada culpada, a Nvidia pode ter coimas de 10% das suas receitas globais, o que será certamente um impacto para a empresa tendo em conta o recente aumento nas receitas desta.