OpenAI foi alvo de ataque mas não notificou as autoridades
A OpenAI tem vindo a ganhar bastante popularidade pelas suas tecnologias focadas em Inteligência Artificial, que podemos também analisar com o ChatGPT. No entanto, novas informações apontam que a empresa pode ter sido alvo de um ataque no final do ano passado.
De acordo com o The New York Times, a OpenAI foi alvo de um ataque no final do ano passado, onde um hacker terá conseguido obter informação interna dos sistemas da empresa.
Fontes próximas da entidade na altura revelaram que o atacante terá conseguido aceder aos fóruns internos da OpenAI, recolhendo dados sensíveis da empresa, funcionários e das suas tecnologias.
Na altura, a OpenAI terá notificado os funcionários sobre o acesso, mas decidiu não notificar as autoridades por considerar que a informação recolhida não seria sensível ou associada com os clientes da plataforma. Além disso, a empresa acredita que o ataque terá sido realizado apenas por uma pessoa, e não um grupo organizado com intenções de usar ou roubar os dados.
O atacante terá conseguido obter acesso apenas aos sistemas internos da empresa usados para comunicação entre funcionários, onde embora exista certamente informação sensível das tecnologias da OpenAI, não será grave o suficiente para ser considerado um roubo de dados.