OpenAI revela o seu novo motor de pesquisa SearchGPT
Depois de vários rumores nos últimos meses, chega agora a confirmação que a OpenAI vai lançar um novo motor de pesquisa, que terá como base o modelo de IA GPT da empresa.
O SearchGPT é descrito como um motor de pesquisa inteligente, que conta com as capacidades da IA da empresa, e que pode recolher informação em tempo real da internet.
A OpenAI refere-se a este sistema como um motor de pesquisa capaz de fornecer informação credível e em tempo real aos utilizadores, que conta com melhorias voltadas para as capacidades do GPT. Os conteúdos podem ser organizados para se adaptarem a cada utilizador e às pesquisas realizadas.
Num dos exemplos fornecidos pela OpenAI, o motor de pesquisa pode recolher os eventos que vão ocorrer num determinado período e área, fornecendo ainda uma pequena descrição com os mesmos e links onde se pode aceder a mais dados.
A OpenAI considera o SearchGPT como um Protótipo, portanto será um sistema que ainda se encontra em desenvolvimento ativo e pode conter falhas. Ao mesmo tempo, a empresa espera que o mesmo venha a melhorar com o tempo, e que novas funcionalidades possam ser adicionadas.
O mesmo encontra-se suportado pelo modelo GPT-4, e atualmente encontra-se limitado para apenas 10.000 utilizadores. A empresa espera abrir o suporte para mais utilizadores no futuro, mas o acesso encontra-se agora bastante limitado.
Eventualmente, a empresa pode ainda integrar o SearchGPT diretamente com o ChatGPT, o que poderia permitir ainda mais atualizações em tempo real diretamente do mesmo.
Tendo em conta que o acesso ao mesmo é bastante restrito, desconhecem-se ainda muitos dos detalhes para além dos fornecidos pela OpenAI. Ao mesmo tempo, ainda será incerto se este motor de pesquisa pode criar uma rivalidade direta com o motor da Google, atualmente um dos mais usados. A Google também tem vindo a integrar cada vez mais capacidades de IA no seu motor de pesquisa, com o Gemini.