Portáteis da Escola Digital com falhas depois do bloqueio da OpenDNS em Portugal

Portáteis da Escola Digital com falhas depois do bloqueio da OpenDNS em Portugal

Para quem possua portáteis fornecidos como parte do programa Escola Digital, a recente medida da OpenDNS de suspender as atividades em Portugal e França vai ter impacto na forma como se usa os dispositivos.

Isto porque os portáteis fornecidos dentro deste programa usam diretamente a plataforma da OpenDNS para a resolução dos pedidos DNS.

Quem tenha um portátil dentro deste programa, pode ter verificado, desde o final da semana passada, que os mesmos deixaram de resolver corretamente os sites pela internet. Mesmo que os utilizadores alterem os DNS manualmente no sistema, estes são automaticamente revertidos para a configuração de 127.0.0.1 (localhost).

O problema encontra-se num pequeno serviço que os portáteis possuem instalado, que usa o OpenDNS para resolver os DNS do mesmo. Como os DNS deixaram de se encontrar disponíveis, isto veio causar algumas dores de cabeça para quem pretenda aceder à internet.

Felizmente existe uma solução. O problema encontra-se relacionado com o serviço “Umbrella Roaming Client”, o cliente DNS que é usado pela OpenDNS. Para permitir que os portáteis voltem a ligar-se corretamente à internet, deve-se parar este serviço.

Para tal, a partir do menu inicial do Windows, deve-se pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.

serviços do windows

Em seguida, da lista de serviços, deve-se procurar por “Umbrella Roaming Client”, carregando com o botão direito do rato no mesmo e escolhendo “Propriedades”. Na janela que será aberta, deve-se colocar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e caso necessário, deve-se carregar em “Parar” para interromper o serviço.

arranque em desativado de serviço

Feito isto, pode-se agora configurar a ligação para usar os DNS padrão da rede, ou configurar o sistema para usar uns DNS alternativos – caso pretenda, pode ver a lista de algumas alternativas neste artigo.