Vodafone e Meta trabalham para otimizar vídeos curtos na rede móvel
A Vodafone e a Meta anunciaram hoje que colaboraram numa nova forma de libertar capacidade de rede para todos os clientes móveis, incluindo permitir-lhes ver mais vídeos curtos de alta qualidade. Esta otimização de rede foi aplicada em onze mercados europeus desde o início de junho deste ano, incluindo em Portugal.
Num teste inicial de três semanas realizado no Reino Unido em abril de 2024, as empresas registaram uma redução significativa do tráfego de rede para as aplicações Meta na rede móvel da Vodafone. A Vodafone disponibilizou funcionalidades de rede adicionais em alguns dos seus sites 4G/5G mais populares para que todos os clientes móveis nestes locais movimentados, como centros comerciais e centros de transporte, fossem beneficiados.
Tanto a Vodafone como a Meta estão abertas a trabalhar com todos os intervenientes no ecossistema para melhorar continuamente a utilização eficiente dos recursos da rede. Em conjunto, a Vodafone e a Meta vão apoiar o crescimento de novos serviços digitais, manter as aplicações críticas livres de congestionamento e poupar energia.
Alberto Ripepi, Chief Network Officer da Vodafone, afirmou: “A vontade da Meta de otimizar a entrega de vídeo para as suas aplicações abre caminho para uma utilização mais eficiente dos recursos de rede existentes. A Vodafone e a Meta implementaram estas otimizações nos mercados europeus da Vodafone e pretendem continuar a colaborar para promover eficiências adicionais.”
A Meta está focada em desenvolver o seu trabalho existente de otimização e eficiência, continuando a fazer melhorias na engenharia de vídeo e na implementação de infraestruturas, para melhorar a experiência do utilizador e a eficiência das aplicações de vídeo. “A nossa relação com a Vodafone é uma parceria de longo prazo e a colaboração na otimização de vídeo é uma oportunidade para impulsionar a inovação e moldar o futuro da Internet. Estamos empenhados em continuar a nossa colaboração com parceiros inovadores como a Vodafone, fabricantes de dispositivos, fornecedores de equipamentos e o ecossistema digital mais amplo, para ultrapassar os limites da otimização de vídeo”, afirmou Gaya Nagarajan, Vice-Presidente de Engenharia de Redes da Meta.